III CONGRESSO GASTRONÓMICO AMAR O MINHO

ORADORES

 

Anant Jani

Anant trabalha para compreender como podemos melhorar a saúde da população e reduzir as desigualdades abordando os determinantes sociais da saúde. Com um interesse particular em explorar a forma como podemos melhorar sistemas alimentares para promover a saúde e prevenir a doença. Atualmente, é co-coordenador do FEAST, um projeto de 5 anos do Horizonte Europa, que abrange 15 países europeus e que tem como objetivo melhorar os sistemas alimentares para pessoas e para o planeta. Trabalhou com sistemas de saúde no Reino Unido, Europa, Médio Oriente e Ásia a nível nacional, regional e local para os ajudar a melhorar os resultados dos doentes e da população, optimizando a utilização dos recursos. Anant tem um doutoramento em imunologia pela Universidade de Yale e é licenciado pela Universidade de Brandeis

Samuele Tonello

Samuele Tonello é doutorado em Ciência Política. Trabalha em Bruxelas como coordenador de investigação na EuroHealthNet. Atualmente, aplica os seus conhecimentos sobre democracia e desigualdades em projectos europeus centrados na prevenção da saúde, no combate às desigualdades na saúde e na abordagem dos determinantes sociais da saúde. Recentemente, especializou-se em também no sistema alimentar e nas políticas de atividade física.

Giorgia Dalla Marchiori

Giorgia Dalla Libera Marchiori é uma cientista da saúde por formação, uma líder sem fins lucrativos por experiência e uma pensadora de sistemas por paixão. Trabalhou anteriormente na investigação de doenças infecciosas e com diferentes ONG na área da saúde global e da sustentabilidade, incluindo a transformação do sistema alimentar da UE (fez parte da FEAST até maio de 2023). Juntou-se recentemente à HotHouse de Equidade em Saúde Planetária da Professora Sharon Friel na Universidade Nacional Australiana, onde está a fazer um doutoramento sobre o papel da filantropia na consecução da equidade em saúde planetária

Elsa Chiffard

Elsa Chiffard é a representante do Living Lab em Avignon, parceiro do consórcio do projeto FEAST. Trabalha em prol do projeto Good School Meals: valorizar as refeições escolares e a educação alimentar para a promoção da saúde infantil através de ementas de qualidade e parcerias locais. Os seus objectivos incluem a melhoria da qualidade dos almoços escolares, envolvendo diferentes intervenientes, estabelecendo mais parcerias com produtores locais e alargando o acesso a opções alimentares saudáveis, reduzindo a oferta de alimentos não saudáveis. Promove a cultura alimentar na escola, colaborando com os professores e as partes interessadas locais para desenvolver projectos e iniciativas inovadoras. Através do trabalho realizado no Living Lab, o objetivo é melhorar as compras públicas na cozinha central de Avignon, seleccionando mais produtos crus, frescos e sazonais, evitando os alimentos processados. A nível escolar, centram-se em soluções para reduzir o desperdício alimentar e sensibilizar para os produtos alimentares

Jose Luis Cruz

Jose Luis Cruz é investigador e Chefe do Departamento de Desenvolvimento Rural no Instituto de Investigação Agrária da Região de Madrid (IMIDRA).É sociólogo e tem um doutoramento em engenharia agrícola. Coordenou e colaborou em diferentes projectos sobre cadeias curtas de abastecimento alimentar, políticas alimentares locais, financiamento e empreendedorismo em zonas rurais, contratos públicos alimentares e inovação e sector agrícola.

João Luís de Sousa

João Luis de Sousa é diretor do semanário Vida Económica. Esteve envolvido no lançamento de várias publicações especializadas, incluindo as revistas Trabalho & Segurança Social, Vida Judiciária e Contabilidade & Empresas. É Licenciado em Direito pela Université de Pau et des Pays de L`Adour (Academia de Bordéus, França) . Representa Portugal na EBP – European Business Press Federation, onde desempenhou as funções de membro do Comité Executivo.”

Amalia Ochoa

Amalia Ochoa trabalha como coordenadora de Sistemas Alimentares Sustentáveis no ICLEI - Governos Locais para a Sustentabilidade. É uma rede global de mais de 2500 governos locais e regionais empenhados no desenvolvimento urbano sustentável e está ativa em mais de 125 países. O ICLEI Europa apoia os governos locais na implementação do Pacto Ecológico Europeu, a estratégia global da UE para a neutralidade climática, a fim de construir comunidades mais resistentes e equitativas. As suas competências e conhecimentos especializados são a contratação pública, a sustentabilidade, as compras e a gestão de contratos.

Manuela Vaz Velho

Manuela Vaz Velho é Licenciada em Ciências do Meio Aquático pela Universidade do Porto, Portugal; mestre em Food Studies: Post Harvest Technology, pela Universidade de Humberside, Reino Unido e doutorada em Biotecnologia, especialidade Ciência e Engenharia Alimentar, pela Universidade Católica Portuguesa. Atualmente é Professora Coordenador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) e diretora do CISAS-IPVC (Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade). Tem mais de 100 artigos publicados em edições internacionais e nacionais com revisão por pares, é coautora de 40 livros e 14 capítulos de livros, efetuou 300 comunicações em diversos congressos nacionais e internacionais, 55 delas como oradora convidada. Possui publicação de 50 artigos de opinião em jornais impressos e online, participação em 18 projetos internacionais e 22 nacionais de I&DT. É avaliadora de 17 projetos Europeus (candidaturas ERA e COST) e membro de várias associações científicas nacionais e internacionais e perita técnica na Fundación Dieta Atlántica da USC. Como atuais áreas de interesse tem o desenvolvimento de novos produtos alimentares; valorização de fontes alimentares subexploradas, excedentes de produção e subprodutos (da indústria agroalimentar, águas marinhas e interiores e florestas) no desenvolvimento de novos produtos.

Carlos Fernandes

Carlos Fernandes é Professor Coordenador, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Coordenador da Licenciatura de Gastronomia e Artes Culinárias, docente da Licenciatura de Turismo e do Mestrado em Turismo e Inovação. Licenciado pela Syracuse University (EUA), Mestre pela Rutgers University (EUA), com equivalência pela Universidade Técnica de Lisboa e o Doutorado na Bournemouth University (Reino Unido). É Juiz (Presidente) da Confraria dos Gastrónomos do Minho; perito externo do International Institute for Gastronomy, Culture, Arts and Tourism (IGCAT); responsável pela Candidatura Minho 2016-Região Europeia da Gastronomia; integra o UNWTO Panel of Tourism Experts e membro da Comissão de Avaliação Externa dos cursos superiores nas áreas de Turismo, Hoteleira e Restauração, para Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Tem prestado serviço à Organização Mundial do Turismo na área de operações turísticas em países de África (Angola, Moçambique e Zimbabwe) e ao Conselho da Europa na área do turismo alternativo (Ucrânia, Moldávia e Espanha). É membro do conselho de revisores científicos de diversas revistas científicas nas áreas do turismo e da gastronomia. É investigador efetivo do Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e colaborador do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo (CiTUR).

Alexandre Nuno Vaz Baptista de Vieira e Brito

Alexandre Nuno Brito, possui agregação pela UTAD em Ciência Animal, dezembro de 2021, é Doutor em Ciências Veterinárias (2002) – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Ciências Animais e Veterinárias, Aprovado, por unanimidade, com distinção e louvor. Mestre em Produção Animal (Master of Science In Animal Production) (1993) - International Center for Advanced Mediterranean Agronomic Studies. É licenciado em Medicina Veterinária (1984) - Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica Lisboa. Atualmente exerce funções como Professor Catedrático no Instituto Universitário das Ciências da Saúde e como Professor Coordenador da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (2021) - Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É Coordenador do projeto NUTRIR – Centro de Transferência de Conhecimento para a Sustentabilidade Alimentar (Projeto de Valorização dos Territórios do Interior), coordenador do Departamento das Ciências Animal e Veterinária do IUCS; coordenador do Mestrado Integrado De Medicina Veterinária – IUCS; presidente do ORBEA – IPVC (Órgão Regulador do Bem-Estar Animal), administrador da Adega Cooperativa de Ponte de Lima, presidente da AMIBA e consultor internacional e nacional de instituições governamentais internacionais bem como empresas do setor agrícola, agropecuário e agroalimentar.

Carlos Antunes

Carlos Antunes é Biólogo, Doutorado em Ciências Biomédicas, especialidade de Fisiologia, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – Universidade do Porto. Dinamizador do projeto “Aquamuseu do Rio Minho”, cuja proposta foi apresentada ao Município de Vila Nova de Cerveira em 1991. No âmbito das suas responsabilidades no Aquamuseu do Rio Minho, a sua atividade profissional divide-se entre a comunicação de ciência e a investigação na área da Ecologia Aquática. É membro efetivo do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental-Universidade do Porto).

Maria Isabel Valín Sanjiao

Doutora em Engenharia Agronómica (2006) e licenciada em Engenharia Agronómica, pela Universidade de Santiago de Compostela (2000). Docente na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) desde 2002. Desempenhou funções de coordenadora no Curso de Especialização Tecnológica de Mecanização e Tecnologia Agrária (2013-2015), no Curso Técnico Superior Profissional de Mecanização e Automação Agrícola (2015-2017), e na Licenciatura de Agronomia (2017-2019), desde 2019 ocupa a função de diretora da ESA-IPVC. Desenvolve a sua atividade científica no domínio da gestão eficiente do uso da água em culturas permanentes (vinha e kiwi), no estudo das relações água-solo-planta, na determinação das necessidades hídricas das culturas e na utilização de tecnologias da agricultura digital, nomeadamente sensores terrestres de proximidade. Integra equipas de projetos de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D+i) nacionais e internacionais na área da viticultura e da fruticultura, sendo a coordenadora institucional do projeto BIOma - Soluções integradas de BIOeconomia para a Mobilização da cadeia Agroalimentar (POCI-01-0247-FEDER-046112). É membro integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento em Sistemas Agroalimentares e Sustentabilidade do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (CISAS-IPVC) e membro colaborador do Centro de Investigação em Agronomia, Alimentos, Ambiente e Paisagem do Instituto Superior de Agronomia. Universidade de Lisboa (LEAF-ISA-UL). Orientou dissertações de teses de mestrado, participou em júris de trabalhos académicos (mestrados e doutoramentos) é co-autora de capítulos de livros, manuais técnicos e artigos em revistas internacionais nacionais e internacionais com arbitragem científica.

Helena Cardoso

Licenciada em Turismo é, desde 2019, Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo. Foi até então Coordenadora de Formação e Subdiretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, na qual ingressou em 1995. No âmbito da formação profissional iniciou a sua carreira na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, mas os primeiros anos da sua vida profissional foram dedicados ao setor da hotelaria, tendo desempenhado funções de chefia, coordenação e direção em diversas unidades hoteleiras. Tem como formação de base o Curso de Gestão e Técnica Hoteleira, da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. É ainda titular do Bacharelato em Direção e Gestão Hoteleira, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e de uma Especialização em Património e Turismo, pela Universidade do Minho. Frequenta atualmente o Mestrado em Desenvolvimento e Gestão em Turismo da Universidade de Aveiro.